sexta-feira, 20 de setembro de 2013

CULTURA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Identificação do Projeto
Cultura e Sociedade na Educação Ambiental
 MARÍLIA



JUSTIFICATIVAS
O objeto da História são as relações humanas no tempo e espaço, proporcionando um campo profícuo para o desenvolvimento de projetos e práticas pedagógicas multidisciplinares como aqueles relacionados à Educação Ambiental. Por meio de estudos teóricos e práticos do modelo de produção agrícola e industrial dos últimos duzentos anos, visamos a construção de um saber crítico sobre esse modelo de produção que descarta cada vez mais lixo no planeta, poluindo todos os ecossistemas. Assim, num esforço conjunto com as demais disciplinas, a Educação Ambiental será abordada de acordo com os conteúdos e objetivos específicos de cada área do conhecimento. A valorização dessas práticas educacionais visa melhorar alguns índices escolares como a evasão, a retenção e a mudança de hábitos cotidianos em prol de uma sociedade sustentável.
OBJETIVOS
-Trabalhar de forma multidisciplinar, aliando os saberes provenientes da História aos conhecimentos específicos das demais disciplinas, como Biologia, Química, Física, Matemática, Geografia, Arte, Sociologia, Língua Portuguesa e Educação Física.
-Desenvolver nos educandos as seguintes competências: leitora e escritora por meio da observação, descrição, documentação, análise, síntese, comparação, cálculo, elaboração de hipóteses, interpretação e conclusão dos resultados.
METAS
-Melhorar em 10% os índices do SARESP;
-Diminuir em 20% o número de ausência dos alunos às aulas.
- Aumentar em 10% aprovação dos alunos no ENEM.
- Ampliar o interesse dos estudantes em relação ao ambiente escolar.
-Diminuir o desperdício individual e coletivo dos recursos naturais.
PROCEDIMENTOS
- Durante os trabalhos em sala de aula desenvolveremos leituras de textos escritos e audiovisuais, debates, produção de textos, seminários sobre os temas relativos à sustentabilidade.
- Como atividades extraclasse, realizaremos pesquisas de campo, experiências práticas e divulgação dos resultados alcançados, com a assessoria de alunos monitores dos cursos de Nutrição, Enfermagem, Farmácia, Publicidade e Propaganda, Psicologia, Direito, Ciências Agrárias e Medicina Veterinária da Unimar (Universidade de Marília).
• Elaboração de um Jornal da Sustentabilidade, impresso e virtual, com a assessoria de profissionais e graduandos da Unimar.
• -Faremos uma viagem para a UNESP, campus de Botucatu, a fim de conhecermos: as práticas agrícolas sustentáveis do Grupo de Pesquisa e Extensão Timbó, de AgroEcologia, da Faculdade de Ciências Agrárias;
• visitaremos o Museu do Café que se localiza dentro da Fazenda Lajeado no referido campus;
• Com alunos monitores do curso de Biologia faremos um estudo com base na observação dos animais de hábitos noturnos da região.
• No campus de Rubião Júnior, onde fica o Instituto de Biologia, visitaremos o Jardim Botânico monitorados pelos graduandos responsáveis, a fim de estudar a diversidade da flora local.
EQUIPAMENTOS/MATERIAIS/SERVIÇOS UTILIZADOS
Qtde
Material/Descrição
1
Máquina fotográfica
1
Máquina Filmadora
10
computadores
1
Data Show Portátil
RECURSO FINANCEIRO NECESSÁRIO
Qtde
Unidade
Descrição
Valor Unitário (R$)
Tipo
Valor Total (R$)
1
ônibus
Vanitur Turismo
1.500,00
Transporte 339033
1.500,00
120
Lanche
Duas refeições
10,00
Serviço 339039
1.200,00
Tipo
Total
Transporte 339033
1.500,00
Consumo 339030
0,00
Serviço 339039
1.200,00
Total Geral
2.700,00



BIBLIOGRAFIA
Autor
Título
Edição
Ano
Páginas
Philipp Jr., Arlindo; Pelicioni, Maria Cecília Focesi.
Educação Ambiental e Sustentabilidade
Editora USP
2005
863
Pereira, Denise Scabin; Ferreira, Regina Brito.
Ecocidadão
Governo do Estado de São Paulo
2008
109
Oliveira, Elizabeth
Biodiversidade no Brasil
Editora Terceiro Nome
2008
107

BRASIL, Ministério da Educação, Secretária de Educação Média e Tecnologica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Ministério da Educação, 1999.
CABELLO, L. M. Sustentabilidade x Educação. Ensaio: Avaliação Politica Educacional, Rio de Janeiro, v. 12, n. 43, p. 748-758, abri./jin. 2004. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/ensaio/v12n43/v12n43a07.pdf
DIAS, G. F. Atividades Interdisciplinares de Educação Ambiental. Global/Gaia-SP 1994 Livro todo
DIAS, G. F. Iniciação à Temática Ambiental. Global-2 Edição-SP 2002 Livro todo
JACOBI, P. Educação Ambiental, cidadania e sustentabilidade. Caderno de Pesquisa, n. 118, p. 189-205, março de 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf
JUnior, P. A e PELICIONI, M.C.F. Educação Ambiental e Sustentabilidade. Ed. Barueri, SP: Manole, 2005.
Oficinas Temáticas no Ensino Público: formação continuada de professores/Secretária da Educação, coordenadoria de Estudos e normas Pedagógicas; organização de Dayse Pereira da Silva; coordenação de Maria Eunice Ribeiro Marcondes, - 2. ed. - São Paulo; SE/CENP, 2011.
PEREIRA,D. S e FERRREIRA, R.B. Ecocidadão. Secretaria do Meio ambiente. São Paulo: SMA/CEA, 2008
BREVE COMENTÁRIO DO(S) RESPONSÁVEL(IS) SOBRE ASPECTOS FACILITADORES E DIFICULTADORES NA ELABORAÇÃO DO PROJETO:
A equipe escolar é coesa, temos apoio dos gestores e da Diretoria de Ensino. A parceria com a Unesp de Botucatu e com a Unimar enriquece e facilita a execução do projeto. Não existem fatores dificultadores.

                                                       Professora  Responsável
Débora da Silva Nóbrega