PROGRAMA “ CULTURA É CURRÍCULO”
PROJETO LUGARES DE APRENDER
A ESCOLA SAI DA ESCOLA
PROJETO “ PEGADAS DO SABER”
Justificativa
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, oferece uma infinidade de opções culturais aos alunos da Escola Pública, contudo, grande parte desses não tem acesso a elas e, muitas vezes, até desconhecem sua existência. Este Projeto foi pensado na função da escola em fazer com que nossos alunos reconheçam e usufruam dos espaços culturais, tendo em vista uma formação plural.
Objetivos
Democratizar o acesso de professores e alunos a produções culturais para aprimorar sua formação cultural;
Proporcionar aos alunos e professores dos 6º Anos A, B e C e alunos monitores do 9º Ano “A” do Ensino Fundamental o contato direto com o Museu de Paleontologia de Marília;
Reconhecer os diferentes locais e contextos de ensino e divulgação da ciência, desenvolvendo competências e habilidades para o aprendizado em espaços não formais;
Estimular e desenvolver a aprendizagem por intermédio de interações significativas do aluno com o objeto de estudo/conhecimento de disciplinas, reforçando-se o caráter investigativo da experiência curricular.
Ciências - conteúdos :
conceitos de evolução e de fósseis;
o papel dos fósseis no estudo da evolução;
Competências e Habilidades:
Elaborar hipóteses e confrontá-las com dados obtidos;
Propor procedimentos de investigação;
Interpretar dados coletados;
Compreender o significado de evidências;
Conceituar evolução;
Perceber como a construção do conhecimento a respeito da evolução se dá por meio de estudo de evidências.
Geografia – Conteúdos:
A constituição e transformação das paisagens.
A estrutura geológica e o relevo.
A formação da Terra: Da origem aos dias atuais.
O tempo geológico ( A escala geológica- Eras Cenozóica, Paleozóica, etc.).
O surgimento dos grandes répteis da Terra.
As Camadas da Terra, a Teoria da Deriva dos Continentes.
As Rochas que compõe a atmosfera.
O relevo terrestre e principais formas de relevo.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
Desenvolver competências ligadas a observação de fósseis de dinossauros.
A leitura e interpretação das múltiplas paisagens rochosas que existem na superfície da Terra.
Desenvolver competência leitora, direcionada a partir das habilidades de interpretação e produção de testos simples.
Interpretar e descrever transformações observáveis no Tempo e no espaço.
Demonstrar habilidade, para realizar algumas medições controlando variáveis de experimentos e prevendo alguns resultados da observação.
Contribuir para que os alunos se tornem produtores de conhecimentos significativos.
Identificar diferentes formas de relevo terrestre e analisando os impactos produzidos pela ação humana no modelado do relevo.
Compreender um texto e Representações Gráficas, fazendo com que o aluno construa uma autonomia enquanto sujeito de busca, pesquisa e elabora conhecimentos para a compreensão do mundo.
Outras habilidades como: comparação, registro e documentação, leitura de textos e imagens, representação, análise, reflexão, entre outras.
Metodologia / Ações
Divulgação do Projeto aos professores ;
Dar conhecimento aos professores sobre como orientar seus alunos de acordo com a saída agendada criando situações de curiosidade e de investigação;
Disponibilizar para uso dos professores os materiais e apoio ao Programa ( publicações, vídeos, site do programa, Internet, VCs, que apresentam as Instituições Culturais );
Elaboração do Projeto e planejamento das ações em ATPCs;
O professor é o responsável pela sensibilização ( Criar expectativa referente ao lugar e visitação; levantar situações problemas, conhecimento prévio do aluno; orientações sobre as normas e atitudes recomendáveis durante a visita, ) divulgação do roteiro de visita;
Realizar pequenos experimentos por meio da observação direta de processos ou de materiais terrestres.
Desafiar os alunos a formular suas próprias explicações a partir de visitas no Museu de Paleontologia.
Realizar medições controlando variáveis de experimentos e prevendo alguns resultados de observação.
Em locais visitados na cidade, identificar diferentes formas de relevo terrestre.
Analisar os impactos produzidos pela ação humana no modelador do relevo.
Identificar os elementos e os fatores climáticos, interpretar e produzir textos simples.
Registrar resultados do tempo atmosférico.
Identificar os tipos de rochas metamórfica, ígneas ou magmáticas e rochas sedimentares.
Contextualizar sobre as camadas geológicas da Terra e a teoria das placas tectônicas.
Preparação da visita ao museu: realização de investigação na internet, no site do Museu de Paleontologia, a partir de um roteiro elaborado pelo professor, através do qual os alunos irão explorar e selecionar aspectos que gostariam de ver durante a visita.
Visitas ao Museu de Paleontologia, para identificar os fósseis do grandes répteis da Terra: palestra monitorada pelo paleontólogo Willian Nava
Uso de multimídia, com imagens da formação e origem das rochas.
Vídeo sobre a teoria das placas tectônicas.
“Filmes: “Viagem ao Centro da Terra”, “Santuário”,”Parque dos Dinossauros”, etc.
Interpretar e produzir textos simples, das transformações observáveis e relatórios dos local visitado.
Articular os conteúdos abordados com os conhecimentos dos alunos e com suas vivências, estimulando a participação deles através de registros fotográficos e vídeos.
Retornando a escola: elaboração e apresentação dos vídeos e exposição dos trabalhos produzidos.
Público Alvo
Alunos do 6º Anos A,B e C do Ensino Fundamental;
Alunos Monitores do 9º Ano “A” do Ensino Fundamental;
Avaliação
Relatórios de Pesquisa, sistematização de dados coletados e interpretados nos conceitos estudados.
Relatório Final dos alunos.
Roteiro de perguntas que sintetizam o assunto trabalhado.
Sínteses das observações realizadas.
Elaboração e apresentação do vídeo produzido
Registro das atitudes de cada aluno
Disciplinas e Professores Envolvidos
Professora de Ciências dos 6º Anos A e B - Denise de Oliveira Costa
Professora de Ciências do 6º Ano C e 9º Ano A, B e C Elizabeth Lellis Rossi Gaiotto
Professora de Língua Portuguesa 6º Anos A e B Natalia Batista Puchinim
Professora de Língua Portuguesa 6º Ano C Célia Cristina da Silva Dias
Professora de Geografia – 6º Anos A,B e C – Maria Fernandes Luis Cardoso
Responsáveis pelo Projeto
Equipe Gestora
Equipe Docente nas disciplinas de Língua Portuguesa, Ciências e Geografia
PROJETO LUGARES DE APRENDER
A ESCOLA SAI DA ESCOLA
PROJETO “ PEGADAS DO SABER”
Justificativa
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, oferece uma infinidade de opções culturais aos alunos da Escola Pública, contudo, grande parte desses não tem acesso a elas e, muitas vezes, até desconhecem sua existência. Este Projeto foi pensado na função da escola em fazer com que nossos alunos reconheçam e usufruam dos espaços culturais, tendo em vista uma formação plural.
Objetivos
Democratizar o acesso de professores e alunos a produções culturais para aprimorar sua formação cultural;
Proporcionar aos alunos e professores dos 6º Anos A, B e C e alunos monitores do 9º Ano “A” do Ensino Fundamental o contato direto com o Museu de Paleontologia de Marília;
Reconhecer os diferentes locais e contextos de ensino e divulgação da ciência, desenvolvendo competências e habilidades para o aprendizado em espaços não formais;
Estimular e desenvolver a aprendizagem por intermédio de interações significativas do aluno com o objeto de estudo/conhecimento de disciplinas, reforçando-se o caráter investigativo da experiência curricular.
Ciências - conteúdos :
conceitos de evolução e de fósseis;
o papel dos fósseis no estudo da evolução;
Competências e Habilidades:
Elaborar hipóteses e confrontá-las com dados obtidos;
Propor procedimentos de investigação;
Interpretar dados coletados;
Compreender o significado de evidências;
Conceituar evolução;
Perceber como a construção do conhecimento a respeito da evolução se dá por meio de estudo de evidências.
Geografia – Conteúdos:
A constituição e transformação das paisagens.
A estrutura geológica e o relevo.
A formação da Terra: Da origem aos dias atuais.
O tempo geológico ( A escala geológica- Eras Cenozóica, Paleozóica, etc.).
O surgimento dos grandes répteis da Terra.
As Camadas da Terra, a Teoria da Deriva dos Continentes.
As Rochas que compõe a atmosfera.
O relevo terrestre e principais formas de relevo.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
Desenvolver competências ligadas a observação de fósseis de dinossauros.
A leitura e interpretação das múltiplas paisagens rochosas que existem na superfície da Terra.
Desenvolver competência leitora, direcionada a partir das habilidades de interpretação e produção de testos simples.
Interpretar e descrever transformações observáveis no Tempo e no espaço.
Demonstrar habilidade, para realizar algumas medições controlando variáveis de experimentos e prevendo alguns resultados da observação.
Contribuir para que os alunos se tornem produtores de conhecimentos significativos.
Identificar diferentes formas de relevo terrestre e analisando os impactos produzidos pela ação humana no modelado do relevo.
Compreender um texto e Representações Gráficas, fazendo com que o aluno construa uma autonomia enquanto sujeito de busca, pesquisa e elabora conhecimentos para a compreensão do mundo.
Outras habilidades como: comparação, registro e documentação, leitura de textos e imagens, representação, análise, reflexão, entre outras.
Metodologia / Ações
Divulgação do Projeto aos professores ;
Dar conhecimento aos professores sobre como orientar seus alunos de acordo com a saída agendada criando situações de curiosidade e de investigação;
Disponibilizar para uso dos professores os materiais e apoio ao Programa ( publicações, vídeos, site do programa, Internet, VCs, que apresentam as Instituições Culturais );
Elaboração do Projeto e planejamento das ações em ATPCs;
O professor é o responsável pela sensibilização ( Criar expectativa referente ao lugar e visitação; levantar situações problemas, conhecimento prévio do aluno; orientações sobre as normas e atitudes recomendáveis durante a visita, ) divulgação do roteiro de visita;
Realizar pequenos experimentos por meio da observação direta de processos ou de materiais terrestres.
Desafiar os alunos a formular suas próprias explicações a partir de visitas no Museu de Paleontologia.
Realizar medições controlando variáveis de experimentos e prevendo alguns resultados de observação.
Em locais visitados na cidade, identificar diferentes formas de relevo terrestre.
Analisar os impactos produzidos pela ação humana no modelador do relevo.
Identificar os elementos e os fatores climáticos, interpretar e produzir textos simples.
Registrar resultados do tempo atmosférico.
Identificar os tipos de rochas metamórfica, ígneas ou magmáticas e rochas sedimentares.
Contextualizar sobre as camadas geológicas da Terra e a teoria das placas tectônicas.
Preparação da visita ao museu: realização de investigação na internet, no site do Museu de Paleontologia, a partir de um roteiro elaborado pelo professor, através do qual os alunos irão explorar e selecionar aspectos que gostariam de ver durante a visita.
Visitas ao Museu de Paleontologia, para identificar os fósseis do grandes répteis da Terra: palestra monitorada pelo paleontólogo Willian Nava
Uso de multimídia, com imagens da formação e origem das rochas.
Vídeo sobre a teoria das placas tectônicas.
“Filmes: “Viagem ao Centro da Terra”, “Santuário”,”Parque dos Dinossauros”, etc.
Interpretar e produzir textos simples, das transformações observáveis e relatórios dos local visitado.
Articular os conteúdos abordados com os conhecimentos dos alunos e com suas vivências, estimulando a participação deles através de registros fotográficos e vídeos.
Retornando a escola: elaboração e apresentação dos vídeos e exposição dos trabalhos produzidos.
Público Alvo
Alunos do 6º Anos A,B e C do Ensino Fundamental;
Alunos Monitores do 9º Ano “A” do Ensino Fundamental;
Avaliação
Relatórios de Pesquisa, sistematização de dados coletados e interpretados nos conceitos estudados.
Relatório Final dos alunos.
Roteiro de perguntas que sintetizam o assunto trabalhado.
Sínteses das observações realizadas.
Elaboração e apresentação do vídeo produzido
Registro das atitudes de cada aluno
Disciplinas e Professores Envolvidos
Professora de Ciências dos 6º Anos A e B - Denise de Oliveira Costa
Professora de Ciências do 6º Ano C e 9º Ano A, B e C Elizabeth Lellis Rossi Gaiotto
Professora de Língua Portuguesa 6º Anos A e B Natalia Batista Puchinim
Professora de Língua Portuguesa 6º Ano C Célia Cristina da Silva Dias
Professora de Geografia – 6º Anos A,B e C – Maria Fernandes Luis Cardoso
Responsáveis pelo Projeto
Equipe Gestora
Equipe Docente nas disciplinas de Língua Portuguesa, Ciências e Geografia