sexta-feira, 20 de setembro de 2013

RECURSOS HÍDRICOS NO INTERIOR PAULISTA

Identificação do Projeto



Recursos Hídricos do Interior Paulista


JUSTIFICATIVAS
O projeto visa a construção de um saber que se traduza em ideias e ações concretas de uso consciente da água, já que este recurso natural está cada vez mais escasso em condições adequadas. Em nosso atual sistema econômico, o monopólio na exploração, uso e comercialização da água por alguns grupos vem crescendo, tornando-se um perigo iminente quanto à utilização consciente e a garantia justa de consumo para todos os grupos humanos de um dos principais recursos naturais de nosso planeta. O aquífero Guarani é um gigantesco depósito subterrâneo de bilhões de litros de água, a maior reserva de água doce do mundo, mas que, infelizmente, está sendo aproveitado de maneira inadequada. A exploração mais intensa acontece para fins de irrigação agrícola, abastecimento público e em instâncias termais. Por meio deste projeto visamos conscientizar os educandos da necessidade do uso responsável do meio ambiente, sobretudo no que tange a água, pensando nas futuras gerações, buscando aprimorar nossas práticas pedagógicas em consonância com o Currículo Oficial do Estado de São Paulo. Afinal, a sociedade não tem dado muita importância ao meio ambiente e a escola tem entre suas muitas funções, a obrigação de construir saberes diferenciados no que se refere à preservação e utilização dos recursos naturais. 
OBJETIVOS
Formar cidadãos conscientes de seu lugar no mundo, aptos a atuar de forma a preservar o planeta, adotando uma postura justa e sustentável, tanto na escola como em casa.
- Promover ações de sustentabilidade socioambientais para a sensibilização visando a mudança comportamental em relação ao meio ambiente.
- Estimular a reflexão, o interesse pela leitura, a fim de desenvolver nos educandos as competências leitoras e escritoras.
- Oportunizar experiências e vivências que estimulem a melhoria da qualidade de vida e do ambiente escolar.
- Trabalhar a interdisciplinaridade com as demais disciplinas curriculares, valorizando os saberes construídos no coletivo. Disciplinas envolvidas: Ciências, Geografia, História, Matemática, Arte, Educação Física, Língua Portuguesa.
- Aumentar o interesse e a participação nas aulas.
- Despertar o comprometimento em relação ao trabalho em equipe.
- Estimular o envolvimento das famílias nas atividades escolares.
METAS
- Melhorar em 15% os índices do SARESP.
- Estimular a presença dos alunos na escola, diminuindo a ausência em 20%.
- Diminuir a evasão escolar em 10%.
- Diminuir o desperdício individual e coletivo dos recursos hídricos.
PROCEDIMENTOS
- Em sala de aula trabalharemos temas pertinentes aos recursos hídricos, por meio da leitura de textos e audiovisuais, sala de informática, experimentos (aulas práticas). Essas ações serão realizadas durante todo o ano letivo.
- Atividades extraclasse como palestras e oficinas coordenadas pelos professores e graduandos da Unimar, em parceria já firmada, contando com alunos monitores do curso de Comunicação e Ciências Agrárias que registrarão a aula passeio e orientarão os alunos que multiplicarão os conhecimentos adquiridos no ambiente escolar com os demais alunos participantes do projeto.
- Pesquisa junto aos pais dos alunos, por meio de entrevista, sobre os tipos de água que conhecem e suas utilidades.
- Realizaremos uma aula passeio ao TERRA PARQUE, um Eco Resort, no município de Pirapozinho, onde os alunos terão atividades educacionais, culturais e lazer, num ambiente ecologicamente correto, com monitores especializados. Os monitores receberão e guiarão nossos alunos por todo recinto, com explicações e atividades culturais relacionadas à uma cultura sustentável, tanto no plano individual quanto no coletivo. Os alunos que irão à aula passeio são os monitores de sala de aula (estudantes que se prontificaram, por meio de interesse pelo conteúdo a ser estudado, a realizar as atividades de monitoria, inclusive em período contrário), que já estão realizando trabalhos mais intensos de pesquisa a fim de se prepararem para a aula passeio. Viajaremos no dia 24 de outubro.
- Confecção de murais, com fotos e relatos sobre a visita ao TERRA PARQUE, a fim de socializar os conhecimentos adquiridos com a comunidade escolar. Essa ação será realizada no mês de novembro, como ação conclusiva do projeto.
EQUIPAMENTOS/MATERIAIS/SERVIÇOS UTILIZADOS
Qtde
Material/Descrição
1
Máquina fotográfica
10
computadores
1
Data Show Portátil
RECURSO FINANCEIRO NECESSÁRIO
Qtde
Unidade
Descrição
Valor Unitário (R$)
Tipo
Valor Total (R$)
1
ônibus
Vanitur Turismo
1.884,00
Transporte 339033
1.884,00
50
lanche
Lanche para alunos
9,00
Serviço 339039
450,00
Tipo
Total
Transporte 339033
1.884,00
Consumo 339030
0,00
Serviço 339039
450,00
Total Geral
2.334,00
BIBLIOGRAFIA
Autor
Título
Edição
Ano
Páginas
BONACELLA, P. H. e MAGOSSI, L. R.
A poluição das águas
1ª ediçao
1990
livro todo
DIAS, G. F.
Atividades Interdisciplinares de Educação Ambiental
1ª edição
1994
livro todo
Phillip. Jr. A e PELICIONI, M.C.F.
Educação Ambiental e Sustentabilidade
1ª ediçao
2005
Livro todo
Rebouças, Aldo
Uso Inteligente da Água
1ª ediçao
2004
Livro todo
Krasilchik, Myriam e Marandino, Martha
Ensino de Ciências e Cidadania
1ª ediçao
2007
livro todo
vários autores
Água hoje e sempre
1ª ediçao
2004
livro todo
Todas as leituras referentes ao projeto estão em consonância com o Currículo Oficial do Estado de São Paulo e constituem fontes para o aprimoramento da prática docente no sentido de atender à vasta gama de temas propostos no Currículo e melhor aplicá-la no processo de ensino-aprendizagem.
BREVE COMENTÁRIO DO(S) RESPONSÁVEL(IS) SOBRE ASPECTOS FACILITADORES E DIFICULTADORES NA ELABORAÇÃO DO PROJETO:
A equipe escolar é unida e disposta ao trabalho interdisciplinar. Há o apoio da equipe gestora e da Diretoria de Ensino, assim, temos fatores facilitadores e não vemos fatores dificultadores para o trabalho proposto.

·         Professora Responsável   Elizabeth Lellis Rossi  Gaiotto