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Recursos Hídricos do Interior Paulista
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JUSTIFICATIVAS
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O projeto visa
a construção de um saber que se traduza em ideias e ações concretas de
uso consciente da água, já que este recurso natural está cada vez mais
escasso em condições adequadas. Em nosso atual sistema econômico, o
monopólio na exploração, uso e comercialização da água por alguns grupos
vem crescendo, tornando-se um perigo iminente quanto à utilização
consciente e a garantia justa de consumo para todos os grupos humanos de
um dos principais recursos naturais de nosso planeta. O aquífero Guarani
é um gigantesco depósito subterrâneo de bilhões de litros de água, a
maior reserva de água doce do mundo, mas que, infelizmente, está sendo
aproveitado de maneira inadequada. A exploração mais intensa acontece
para fins de irrigação agrícola, abastecimento público e em instâncias
termais. Por meio deste projeto visamos conscientizar os educandos da
necessidade do uso responsável do meio ambiente, sobretudo no que tange a
água, pensando nas futuras gerações, buscando aprimorar nossas práticas
pedagógicas em consonância com o Currículo Oficial do Estado de São
Paulo. Afinal, a sociedade não tem dado muita importância ao meio
ambiente e a escola tem entre suas muitas funções, a obrigação de
construir saberes diferenciados no que se refere à preservação e
utilização dos recursos naturais.
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OBJETIVOS
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Formar cidadãos
conscientes de seu lugar no mundo, aptos a atuar de forma a preservar o
planeta, adotando uma postura justa e sustentável, tanto na escola como
em casa.
- Promover ações de sustentabilidade socioambientais para a
sensibilização visando a mudança comportamental em relação ao meio
ambiente.
- Estimular a reflexão, o interesse pela leitura, a fim de desenvolver
nos educandos as competências leitoras e escritoras.
- Oportunizar experiências e vivências que estimulem a melhoria da
qualidade de vida e do ambiente escolar.
- Trabalhar a interdisciplinaridade com as demais disciplinas
curriculares, valorizando os saberes construídos no coletivo. Disciplinas
envolvidas: Ciências, Geografia, História, Matemática, Arte, Educação
Física, Língua Portuguesa.
- Aumentar o interesse e a participação nas aulas.
- Despertar o comprometimento em relação ao trabalho em equipe.
- Estimular o envolvimento das famílias nas atividades escolares.
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METAS
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- Melhorar em
15% os índices do SARESP.
- Estimular a presença dos alunos na escola, diminuindo a ausência em
20%.
- Diminuir a evasão escolar em 10%.
- Diminuir o desperdício individual e coletivo dos recursos hídricos.
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PROCEDIMENTOS
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- Em sala de
aula trabalharemos temas pertinentes aos recursos hídricos, por meio da
leitura de textos e audiovisuais, sala de informática, experimentos
(aulas práticas). Essas ações serão realizadas durante todo o ano letivo.
- Atividades extraclasse como palestras e oficinas coordenadas pelos
professores e graduandos da Unimar, em parceria já firmada, contando com
alunos monitores do curso de Comunicação e Ciências Agrárias que
registrarão a aula passeio e orientarão os alunos que multiplicarão os
conhecimentos adquiridos no ambiente escolar com os demais alunos
participantes do projeto.
- Pesquisa junto aos pais dos alunos, por meio de entrevista, sobre os
tipos de água que conhecem e suas utilidades.
- Realizaremos uma aula passeio ao TERRA PARQUE, um Eco Resort, no
município de Pirapozinho, onde os alunos terão atividades educacionais,
culturais e lazer, num ambiente ecologicamente correto, com monitores
especializados. Os monitores receberão e guiarão nossos alunos por todo
recinto, com explicações e atividades culturais relacionadas à uma
cultura sustentável, tanto no plano individual quanto no coletivo. Os
alunos que irão à aula passeio são os monitores de sala de aula
(estudantes que se prontificaram, por meio de interesse pelo conteúdo a
ser estudado, a realizar as atividades de monitoria, inclusive em período
contrário), que já estão realizando trabalhos mais intensos de pesquisa a
fim de se prepararem para a aula passeio. Viajaremos no dia 24 de
outubro.
- Confecção de murais, com fotos e relatos sobre a visita ao TERRA
PARQUE, a fim de socializar os conhecimentos adquiridos com a comunidade
escolar. Essa ação será realizada no mês de novembro, como ação
conclusiva do projeto.
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EQUIPAMENTOS/MATERIAIS/SERVIÇOS
UTILIZADOS
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Material/Descrição
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1
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Máquina fotográfica
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10
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computadores
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1
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Data Show Portátil
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RECURSO
FINANCEIRO NECESSÁRIO
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Qtde
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Unidade
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Descrição
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Valor
Unitário (R$)
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Tipo
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Valor Total
(R$)
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1
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ônibus
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Vanitur Turismo
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1.884,00
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Transporte 339033
|
1.884,00
|
50
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lanche
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Lanche para alunos
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9,00
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Serviço 339039
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450,00
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Tipo
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Total
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Transporte 339033
|
1.884,00
|
Consumo 339030
|
0,00
|
Serviço 339039
|
450,00
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Total Geral
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2.334,00
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BIBLIOGRAFIA
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Autor
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Título
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Edição
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Ano
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Páginas
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BONACELLA, P. H. e
MAGOSSI, L. R.
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A poluição das águas
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1ª ediçao
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1990
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livro todo
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DIAS, G. F.
|
Atividades
Interdisciplinares de Educação Ambiental
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1ª edição
|
1994
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livro todo
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Phillip. Jr. A e
PELICIONI, M.C.F.
|
Educação Ambiental e
Sustentabilidade
|
1ª ediçao
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2005
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Livro todo
|
Rebouças, Aldo
|
Uso Inteligente da Água
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1ª ediçao
|
2004
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Livro todo
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Krasilchik, Myriam e
Marandino, Martha
|
Ensino de Ciências e
Cidadania
|
1ª ediçao
|
2007
|
livro todo
|
vários autores
|
Água hoje e sempre
|
1ª ediçao
|
2004
|
livro todo
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Todas as
leituras referentes ao projeto estão em consonância com o Currículo
Oficial do Estado de São Paulo e constituem fontes para o aprimoramento
da prática docente no sentido de atender à vasta gama de temas propostos
no Currículo e melhor aplicá-la no processo de ensino-aprendizagem.
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BREVE
COMENTÁRIO DO(S) RESPONSÁVEL(IS) SOBRE ASPECTOS FACILITADORES E
DIFICULTADORES NA ELABORAÇÃO DO PROJETO:
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A equipe
escolar é unida e disposta ao trabalho interdisciplinar. Há o apoio da
equipe gestora e da Diretoria de Ensino, assim, temos fatores facilitadores
e não vemos fatores dificultadores para o trabalho proposto.
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Professora
Responsável Elizabeth Lellis
Rossi Gaiotto
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