terça-feira, 17 de setembro de 2013

ECLUSA DE BURITAMA

Projeto “Ecológico Cultural”
“Eclusa” – Buritama
01 – Justificativa
O crescimento da conscientização ambiental teve inicio na década de 1970 através da inclusão de gestão ambiental entre os direitos fundamentais de pessoa humana. A Constituição Brasileira inclui o meio ambiente como um bem de uso comum, a que todos tem direito, e cabe ao poder publico e a coletividade preservá-lo para que as gerações futuras possam desfrutá-lo, tornando assim, clara e explícita a relação entre o meio ambiente e educação. Um projeto sempre visa orientar o aluno na busca do próprio conhecimento, através da vivência e aprofundamento de conceitos tais como: paisagem, natureza, cidadania, ambiente, qualidade de vida, circulação, dinâmica, histórica, educação ambiental, impacto ambiental, desenvolvimento sustentável.
02 – Desenvolvimento do projeto
Saída em frente à escola às 6h e 30min, em ônibus da Empresa Santo Antonio Turismo com destino à Estância Turística de Buritama.
Chegada e embarque no barco “Odisséia Turismo Náutico Ltda.”, com capacidade para 500 pessoas, barco esse com regimento na Marinha, conta com equipamentos seguros vistoriados periodicamente pela empresa e pela Marinha com pessoal experiente e treinado. Todos a bordo. Inicio de nossa viagem sobre o lago de Nova Avanhandava e Três Irmãos na bacia do Rio Tietê (antigamente conhecido como Anhembi) um rio cheio  de história e grandes feitos e aventuras, que foi o atalho dos bandeirantes para a integração e posse efetiva desse país.
Já na subida do lago, poderemos observar a flora e a fauna de suas margens, visitando locais atrativos e naturais, os alunos aprendem sobre a fauna e a flora da nossa região.
·         A emoção e o Conhecimento da Eclusagem
Chegando a barragem da Usina Nova Avanhandava de Buritama, teremos a emoção de conhecer de perto, como operam as 2 eclusas, com total explicação pelo pessoal a bordo. Com a comporta fechada, e após as sirenes acionadas pelos operadores, o barco começa a subir, vencendo um desnível de 32 metros, operação completa, a comporta é aberta e o barco segue viagem rio acima. No retorno faremos a operação ao contrário, o barco descerá pela eclusa e seguirá com destino ao porto.
Uma experiência inesquecível e de grande valor cultural para crianças  jovens e adultos.
03 – Competência e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos
·         Ter em mente que somos parte da natureza e devemos usá-la com respeito e racionalidade.
·         Dar conta que temos as mesmas necessidades básicas ancestrais, daí o controle do uso de recursos naturais;
·         Entender que usar a natureza com respeito é garantir nossa própria sobrevivência.
·         Compreender que lutar por dignidade e cidadania é buscar a plenitude do ser humano.

04 – Procedimentos de Avaliação

Mediante análise da observação da criatividade, interesse, dinamismo, compreensão dos conhecimentos adquiridos, senso crítico, respeito e flexibilidade na interação com o grupo e no percurso da viagem .

05 -  Professora  Responsável


Professora  Elizabeth Lellis  Rossi  Gaioto