Projeto
“Ecológico Cultural”
“Eclusa”
– Buritama
01 – Justificativa
O crescimento da conscientização ambiental teve inicio na
década de 1970 através da inclusão de gestão ambiental entre os direitos fundamentais
de pessoa humana. A Constituição Brasileira inclui o meio ambiente como um bem
de uso comum, a que todos tem direito, e cabe ao poder publico e a coletividade
preservá-lo para que as gerações futuras possam desfrutá-lo, tornando assim,
clara e explícita a relação entre o meio ambiente e educação. Um projeto sempre
visa orientar o aluno na busca do próprio conhecimento, através da vivência e
aprofundamento de conceitos tais como: paisagem, natureza, cidadania, ambiente,
qualidade de vida, circulação, dinâmica, histórica, educação ambiental, impacto
ambiental, desenvolvimento sustentável.
02 – Desenvolvimento
do projeto
Saída em frente à escola às 6h e 30min, em ônibus da
Empresa Santo Antonio Turismo com destino à Estância Turística de Buritama.
Chegada e embarque no barco “Odisséia Turismo Náutico Ltda.”,
com capacidade para 500 pessoas, barco esse com regimento na Marinha, conta com
equipamentos seguros vistoriados periodicamente pela empresa e pela Marinha com
pessoal experiente e treinado. Todos a bordo. Inicio de nossa viagem sobre o lago
de Nova Avanhandava e Três Irmãos na bacia do Rio Tietê (antigamente conhecido
como Anhembi) um rio cheio de história e
grandes feitos e aventuras, que foi o atalho dos bandeirantes para a integração
e posse efetiva desse país.
Já na subida do lago, poderemos observar a flora e a
fauna de suas margens, visitando locais atrativos e naturais, os alunos
aprendem sobre a fauna e a flora da nossa região.
·
A emoção e o Conhecimento da Eclusagem
Chegando a barragem da Usina Nova Avanhandava de
Buritama, teremos a emoção de conhecer de perto, como operam as 2 eclusas, com
total explicação pelo pessoal a bordo. Com a comporta fechada, e após as
sirenes acionadas pelos operadores, o barco começa a subir, vencendo um
desnível de 32 metros, operação completa, a comporta é aberta e o barco segue
viagem rio acima. No retorno faremos a operação ao contrário, o barco descerá
pela eclusa e seguirá com destino ao porto.
Uma experiência inesquecível e de grande valor cultural
para crianças jovens e adultos.
03 –
Competência e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos
·
Ter em mente que somos parte da natureza e
devemos usá-la com respeito e racionalidade.
·
Dar conta que temos as mesmas necessidades
básicas ancestrais, daí o controle do uso de recursos naturais;
·
Entender que usar a natureza com respeito é
garantir nossa própria sobrevivência.
·
Compreender que lutar por dignidade e
cidadania é buscar a plenitude do ser humano.
04 – Procedimentos de Avaliação
Mediante
análise da observação da criatividade, interesse, dinamismo, compreensão dos
conhecimentos adquiridos, senso crítico, respeito e flexibilidade na interação
com o grupo e no percurso da viagem .
05
- Professora Responsável