sexta-feira, 20 de setembro de 2013

USO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS HÍDRICOS

Identificação do Projeto





JUSTIFICATIVAS
A educação contemporânea mundial procura contribuir para uma nova organização e, a escola sendo um espaço impar para a produção e dialogo dessa nova complexidade sócio ambiental, muito rápida e transformadora deve instrumentalizar-se para lidar com essa nova realidade. Preocupado e ciente desse novo paradigma o corpo docente dessa unidade escolar procura caminhos onde o educando possa tomar ciência da nova situação para se posicionar em busca de soluções. Para isso o estudante deve ser estimulado a buscar o conhecimento, a participar de seminários, escrever, apresentar e defender suas ideias. Desta forma, as diretrizes curriculares propiciarão a elaboração de currículos adequados à formação de cidadãos capazes de transformar a aprendizagem em um processo contínuo, de maneira a incorporar e reestruturar novos conhecimentos capazes de dar conta dessa nova realidade. Portanto, de acordo com os motivos apresentados, essa unidade escolar por meio da sua equipe docente, propõe um trabalho interdisciplinar. O tema gerador é a sustentabilidade, tema tão discutido e comentado em todos os fóruns mundiais. Em particular o ano de 2013 foi eleito pela Organização das Nações Unidas como o ano internacional da cooperação pela água. Portanto é necessária uma reflexão sobre todos os problemas econômicos, sociais e históricos que se relacionam de maneira estrita com a problemática do uso racional da água e a conservação dos mananciais hídricos. A realização de projetos similares em anos anteriores contribui de maneira significativa para a diminuição do índice de evasão escolar, da retenção de série, melhora no resultado do SARESP e a melhora da autoestima dos educandos, pois esses se tornam atores principais das atividades propostas tornando-se multiplicadores das ideias e ações praticadas. Outro fator de destaque é a escolha dos locais a serem visitados em São Paulo, próximos e de fácil acesso. Portanto, acreditamos que a busca pela produção de conhecimentos que contemplem as inter-relações do meio natural com o meio social é de fundamental importância para se conservar a vida no planeta Terra.
OBJETIVOS
-Contextualizar os conteúdos dos cadernos dos alunos dentro do currículo oficial;
-Desenvolver competência leitora e escritora, através dos registros dos experimentos e relatórios;
-Trabalhar a interdisciplinaridade entre as disciplinas de química com a demais disciplina envolvida neste projeto, tais como Biologia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Sociologia e Artes.
-Desenvolver nos alunos competências de observar, descrever, documentar, analisar, sintetizar, comparar, calcular, elaborar e testar hipóteses, interpretar os resultados, concluir, além de habilidades manuais.
METAS
-Melhorar em 20% os índices do SARESP;
- Aprimorar o trabalho direcionado ao ensino de CNT para que haja maior interesse e conseqüente melhoria no nível de aprendizagem, diminuindo assim o índice de reprovação em até 30% como também a dependência nessa área;
-Diminuir em 30% o número de ausência dos alunos às aulas.
PROCEDIMENTOS
Envolver os alunos do 2º ano e 3º ano do Ensino Médio nas atividades desenvolvidas ao longo do projeto, como por exemplo, visita à Estação de tratamento de esgoto em Barueri, São Paulo, que desenvolve atividades monitoradas com os alunos com o intuito de problematizar as questões ambientais relacionadas ao despejo de matéria orgânica em natura nos rios. Será realizada também uma visita ao Instituto de Química na USP, onde será ministrada uma oficina sobre o tema da sustentabilidade e em seguida uma visita ao Instituto de Física, para assistir ao Show da Física. Essas atividades estão previstas para serem realizadas em novembro de 2013. No mês de agosto, a Química Responsável pelo departamento de água de Marília realizará palestra sobre o tratamento de água no salão da escola. Após essas atividades os alunos serão distribuídos em momentos de socialização dos conhecimentos, através de seminários, debates, conversa informal durante o desenvolvimento de atividades práticas, dentre outras. Dessa forma, acreditamos atingir todos os envolvidos e, assim serão respeitadas as competências e habilidades de cada um. Após as avaliações periódicas no desenrolar do projeto, analisaremos os avanços e as necessidades de retomada dos conteúdos norteadores das ações. Participarão da visita a ETE Barueri, bem como ao Instituto de Química e ao Instituo de Física 45 alunos das 2º série e 3º série do ensino médio que apresentam o perfil de multiplicadores do conhecimento. A seleção será feita em acordo com todos os alunos participantes do projeto. Durante os meses de setembro e outubro, a UNIMAR deverá instalar um aquecedor solar com garrafas PET construído em 2012 pelos alunos do ensino fundamental com a supervisão da professora Sonia Petito. Esse aquecedor será montado com a finalidade de economizar o uso de gás na nossa escola e mostrar aos alunos a importância do uso consciente da água. Todas as atividades realizadas serão acompanhadas por alunos do curso de Comunicação da UNIMAR com a intenção de produzir ao final do trabalho, pelos alunos da escola em conjunto com os alunos da graduação em comunicação da Unimar, uma revista eletrônica (DVD), bunner e blog com o intuito de divulgação e aplicação dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes.
EQUIPAMENTOS/MATERIAIS/SERVIÇOS UTILIZADOS
Qtde
Material/Descrição
10
Computadores
1
Câmera fotografica
1
Filmadora

RECURSO FINANCEIRO NECESSÁRIO
Tipo
Total
Transporte 339033
2.000,00
Consumo 339030
0,00
Serviço 339039
945,00
Total Geral
2.945,00
BIBLIOGRAFIA
Autor
Título
Edição
Ano
Páginas
BONACELLA, P. H. e MAGOSSI, L. R.
A poluição das águas Moderna
10º edição
1999
Livro todo
BRBENNETT, P.
Terra, uma incrivel maquina de reciclagem
1º edição
1995
Livro todo
BRASIL, MEC
Parâmetros Curriculares Nacionais
1º Edição
2000
5,6,12, 58. 75-90
CABELLO, L. M.
Sustentatibilidade x Educação: avaliação politica educacional
Artigo:http://educa.fcc.org.br
2004
p.748-758
CETESB-SP
Água, lixo e meio ambiente
1º edição
1987
Livro todo
DIAS, G. F.
Atividades Interdisciplinares de Educação Ambiental.
2º Edição
1994
Livro todo
JACOBI, P.
Educação Ambiental, cidadania e sustentabilidade.
Artigo:Disponível em: http://w
2003
p.189-205
Junior, P. A e PELICIONI, M.C.F.
Educação Ambiental e Sustentabilidade.
2º edição
2005
Livro todo
GADOTTI, M.
Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década para o desenvolvimento sustentável
2º edição
2012
Livro todo
Secretaria da Educação de São Paulo
Oficinas Temáticas no Ensino Público: formação continuada de professores
2º Edição
2011
Livro todo
BREVE COMENTÁRIO DO(S) RESPONSÁVEL(IS) SOBRE ASPECTOS FACILITADORES E DIFICULTADORES NA ELABORAÇÃO DO PROJETO:
Principais fatores facilitadores: união da equipe pedagógica, disposição da PCNP Célia Lopes e do Núcleo Pedagógico em colaborar com a elaboração e execução do projeto e aceitação do projeto pelo corpo discente da escola. Parceria com a Universidade de Marília -UNIMAR - que disponibilizou seus espaços físicos e material humano para a realização das atividades.
Não existem fatores dificultadores.

Professor Responsável
Antonio Carlos Duarte Camacho