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JUSTIFICATIVAS
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A educação
contemporânea mundial procura contribuir para uma nova organização e, a
escola sendo um espaço impar para a produção e dialogo dessa nova
complexidade sócio ambiental, muito rápida e transformadora deve
instrumentalizar-se para lidar com essa nova realidade. Preocupado e
ciente desse novo paradigma o corpo docente dessa unidade escolar procura
caminhos onde o educando possa tomar ciência da nova situação para se
posicionar em busca de soluções. Para isso o estudante deve ser
estimulado a buscar o conhecimento, a participar de seminários, escrever,
apresentar e defender suas ideias. Desta forma, as diretrizes
curriculares propiciarão a elaboração de currículos adequados à formação
de cidadãos capazes de transformar a aprendizagem em um processo
contínuo, de maneira a incorporar e reestruturar novos conhecimentos
capazes de dar conta dessa nova realidade. Portanto, de acordo com os
motivos apresentados, essa unidade escolar por meio da sua equipe
docente, propõe um trabalho interdisciplinar. O tema gerador é a
sustentabilidade, tema tão discutido e comentado em todos os fóruns
mundiais. Em particular o ano de 2013 foi eleito pela Organização das
Nações Unidas como o ano internacional da cooperação pela água. Portanto
é necessária uma reflexão sobre todos os problemas econômicos, sociais e
históricos que se relacionam de maneira estrita com a problemática do uso
racional da água e a conservação dos mananciais hídricos. A realização de
projetos similares em anos anteriores contribui de maneira significativa
para a diminuição do índice de evasão escolar, da retenção de série,
melhora no resultado do SARESP e a melhora da autoestima dos educandos,
pois esses se tornam atores principais das atividades propostas
tornando-se multiplicadores das ideias e ações praticadas. Outro fator de
destaque é a escolha dos locais a serem visitados em São Paulo, próximos
e de fácil acesso. Portanto, acreditamos que a busca pela produção de
conhecimentos que contemplem as inter-relações do meio natural com o meio
social é de fundamental importância para se conservar a vida no planeta
Terra.
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OBJETIVOS
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-Contextualizar
os conteúdos dos cadernos dos alunos dentro do currículo oficial;
-Desenvolver competência leitora e escritora, através dos registros dos
experimentos e relatórios;
-Trabalhar a interdisciplinaridade entre as disciplinas de química com a
demais disciplina envolvida neste projeto, tais como Biologia, Física,
Geografia, História, Língua Portuguesa, Sociologia e Artes.
-Desenvolver nos alunos competências de observar, descrever, documentar,
analisar, sintetizar, comparar, calcular, elaborar e testar hipóteses,
interpretar os resultados, concluir, além de habilidades manuais.
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METAS
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-Melhorar em
20% os índices do SARESP;
- Aprimorar o trabalho direcionado ao ensino de CNT para que haja maior
interesse e conseqüente melhoria no nível de aprendizagem, diminuindo
assim o índice de reprovação em até 30% como também a dependência nessa
área;
-Diminuir em 30% o número de ausência dos alunos às aulas.
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PROCEDIMENTOS
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Envolver os
alunos do 2º ano e 3º ano do Ensino Médio nas atividades desenvolvidas ao
longo do projeto, como por exemplo, visita à Estação de tratamento de
esgoto em Barueri, São Paulo, que desenvolve atividades monitoradas com
os alunos com o intuito de problematizar as questões ambientais
relacionadas ao despejo de matéria orgânica em natura nos rios. Será
realizada também uma visita ao Instituto de Química na USP, onde será
ministrada uma oficina sobre o tema da sustentabilidade e em seguida uma
visita ao Instituto de Física, para assistir ao Show da Física. Essas
atividades estão previstas para serem realizadas em novembro de 2013. No
mês de agosto, a Química Responsável pelo departamento de água de Marília
realizará palestra sobre o tratamento de água no salão da escola. Após
essas atividades os alunos serão distribuídos em momentos de socialização
dos conhecimentos, através de seminários, debates, conversa informal durante
o desenvolvimento de atividades práticas, dentre outras. Dessa forma,
acreditamos atingir todos os envolvidos e, assim serão respeitadas as
competências e habilidades de cada um. Após as avaliações periódicas no
desenrolar do projeto, analisaremos os avanços e as necessidades de
retomada dos conteúdos norteadores das ações. Participarão da visita a
ETE Barueri, bem como ao Instituto de Química e ao Instituo de Física 45
alunos das 2º série e 3º série do ensino médio que apresentam o perfil de
multiplicadores do conhecimento. A seleção será feita em acordo com todos
os alunos participantes do projeto. Durante os meses de setembro e
outubro, a UNIMAR deverá instalar um aquecedor solar com garrafas PET
construído em 2012 pelos alunos do ensino fundamental com a supervisão da
professora Sonia Petito. Esse aquecedor será montado com a finalidade de
economizar o uso de gás na nossa escola e mostrar aos alunos a
importância do uso consciente da água. Todas as atividades realizadas
serão acompanhadas por alunos do curso de Comunicação da UNIMAR com a
intenção de produzir ao final do trabalho, pelos alunos da escola em
conjunto com os alunos da graduação em comunicação da Unimar, uma revista
eletrônica (DVD), bunner e blog com o intuito de divulgação e aplicação dos
conhecimentos adquiridos pelos estudantes.
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EQUIPAMENTOS/MATERIAIS/SERVIÇOS
UTILIZADOS
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Material/Descrição
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10
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Computadores
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1
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Câmera fotografica
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1
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Filmadora
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RECURSO
FINANCEIRO NECESSÁRIO
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Tipo
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Total
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Transporte 339033
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2.000,00
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Consumo 339030
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0,00
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Serviço 339039
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945,00
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Total Geral
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2.945,00
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BIBLIOGRAFIA
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Autor
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Título
|
Edição
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Ano
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Páginas
|
BONACELLA, P. H. e
MAGOSSI, L. R.
|
A poluição das águas
Moderna
|
10º edição
|
1999
|
Livro todo
|
BRBENNETT, P.
|
Terra, uma incrivel
maquina de reciclagem
|
1º edição
|
1995
|
Livro todo
|
BRASIL, MEC
|
Parâmetros Curriculares
Nacionais
|
1º Edição
|
2000
|
5,6,12, 58. 75-90
|
CABELLO, L. M.
|
Sustentatibilidade x
Educação: avaliação politica educacional
|
Artigo:http://educa.fcc.org.br
|
2004
|
p.748-758
|
CETESB-SP
|
Água, lixo e meio
ambiente
|
1º edição
|
1987
|
Livro todo
|
DIAS, G. F.
|
Atividades
Interdisciplinares de Educação Ambiental.
|
2º Edição
|
1994
|
Livro todo
|
JACOBI, P.
|
Educação Ambiental,
cidadania e sustentabilidade.
|
Artigo:Disponível em:
http://w
|
2003
|
p.189-205
|
Junior, P. A e PELICIONI,
M.C.F.
|
Educação Ambiental e
Sustentabilidade.
|
2º edição
|
2005
|
Livro todo
|
GADOTTI, M.
|
Educar para a
sustentabilidade: uma contribuição à década para o desenvolvimento
sustentável
|
2º edição
|
2012
|
Livro todo
|
Secretaria da Educação de
São Paulo
|
Oficinas Temáticas no
Ensino Público: formação continuada de professores
|
2º Edição
|
2011
|
Livro todo
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BREVE COMENTÁRIO DO(S)
RESPONSÁVEL(IS) SOBRE ASPECTOS FACILITADORES E DIFICULTADORES NA
ELABORAÇÃO DO PROJETO:
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Principais
fatores facilitadores: união da equipe pedagógica, disposição da PCNP
Célia Lopes e do Núcleo Pedagógico em colaborar com a elaboração e
execução do projeto e aceitação do projeto pelo corpo discente da escola.
Parceria com a Universidade de Marília -UNIMAR - que disponibilizou seus
espaços físicos e material humano para a realização das atividades.
Não existem fatores dificultadores.
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