quarta-feira, 11 de setembro de 2013

ESTÁGIO DE PARCERIA COM A UNIMAR

EM ASSOCIAÇÃO COM A UNIVERSIDADE DE MARÍLIA , COMO AÇÕES DO PROJETO SUSTENTABILIDADE , ESCLARECEMOS O QUE SE SEGUE :

UNIVERSIDADE DE MARÍLlA
CAMPUS UNIVERSITÁRIO - AV. HlGYNO MUZZV FILHO. N". 1001 - FONE: (OXXI4 )421-4000 FAX: (OXXI4) 423-8691 - CEP 17.525-902 -
MARÍLlA/
PROJETO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA ESCOLAR II
TEMA : ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

1. IDENTIFICAÇÃO
Nome: PROFa MARIA CECÍLIA FERRAZ DE FREITAS
Endereço: Rua João Batista Marinho, 70
Bairro: Nova Marília
Cidade: MARLIA
Fone: (014) 3417-1548
CNPJ: 46.384.111/0146-04
Diretora: SILVIA APARECIDA DOS SANTOS GELAMO DO CARMO
Coordenador responsável pelo estágio: DANIEL ALVES
Ramo de atividade: PSICOLOGIA ESCOLAR II
Estagiárias:
CRISTINA PERES CARDOSO
DÉBORA OLIVEIRA CHIARARIA.
2. INTRODUÇÃO
Para Ginzberg e col. (1952) o processo de escolha profissional é dividido em três
etapas:
1) Etapa de escolha fantasista - Esta fase vai dos 4 anos aos 10/11 anos sendo ligado
às primeiras identificações, sendo associado à fantasias, fazendo a criança assumir
certos papéis. Contribui para o primeiro vínculo com a realidade.
2) Etapa de escolha tentativa - É o período que vai dos 10/11 anos aos 16/17 anos e
se divide em três estágios:
Interesse (11/12 anos)- se baseia no que ele gosta.
Capacidade (13/14 anos) - avalia as áreas de interesse.
Valores (acima dos 14 anos)- permite olhar para as satisfações e dificuldades
inerentes ao futuro trabalho.
3) Etapa de escolha realista - É o período que vai dos 18 anos aos 24 anos, e se
baseia em enfrentar a necessidade de tomar decisão imediata, concreta e realista
sobre o futuro profissional.
Segundo Bohoslavsky (1977) relata que durante o processo de escolha
profissional o adolescente passa por quatro situações evidenciadas em seu comportamento:
Situação pré-dilemática - nesta situação o adolescente não percebeu que deve
escolher, em geral deposita aos pais a preocupação da escolha. Ex. "não tenho
problema, os outros é que se preocupam".
Situação dilemática - o adolescente percebe a necessidade de escolher, sendo a
ansiedade moderada.
Situação problemática - o adolescente está preocupado e as ansiedades são
moderadas. Ex. ""gosto desta profissão, mas não me dá dinheiro" ou "o meu pais não
gostam desta profissão".
Situação de resolução - o adolescente se mobiliza para encontrar uma solução,
elabora seus lutos e toma uma decisão.
A escolha profissional é uma tarefa que o adolescente desenvolve sob as
influencias da sociedade que o compõem:
-/' Família - A família tem diferentes posições no processo de escolha profissional:
pressionadora; ausente ou facilitadora. É importante que os pais deixem seus filhos
tomarem a decisão devida.
-/' Grupo de pares - É importante que o grupo de pares tenha importância para o
adolescente como também tenham uma relação positiva como o grupo familiar, tendo como
ajuda a conter inquietude e  medo em relação ao futuro.
-/' Escola - É muito importante que as instituições educativas ofereçam programas de
orientação vocacional, proporcionando espaço de reflexão, discussão, intercâmbio de
dúvidas, inquietudes e expectativas relacionadas ao futuro.
-/' Sociedade - Não devemos esquecer que as mudanças históricas, sociais e
econômicas afetam a escolha profissional. E as novas tecnologias demandam, de um lado,
profissionais e carreiras novas. Tendo, portanto, constantes mudanças no mercado de
trabalho.
3. JUSTIFICATIVA
A Orientação Vocacional pode servir como um momento de reflexão,permitindo ao
sujeito avaliar até que ponto ele é capaz de se comprometer com a carreira que resolveu
abraçar ou se é preciso buscar satisfação em outro ambiente profissional que lhe permita
desenvolver suas potencialidades, equilibrando seus anseios pessoais e profissionais.
OBJETIVOS
Orientar estudantes do Ensino Médio, do 2° e 3° colegial do período matutino,
oferecendo espaços para reflexão e construção de ações fundamentadas na orientação
profissional, considerando seus interesses, valores, capacidades e aspectos motivacionais.
4.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Criar oportunidades aos grupos de estudantes para reflexões sobre os seus
conhecimentos internos e externos;
Estimular a participação dos grupos nas atividades propostas;
Desenvolver atividades para melhoria da autoestima, criatividade, autonomia, ser
crítico, reflexivo e na tomada de decisões futuras;

PRÉ-PROJETO para E. E Maria Cecília Ferraz de Freitas

PREVININDO, INSTRUINDO E TRANSFORMANDO VIDAS:          PREVENÇÃO A DROGADIÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL.

TÍTULO DO PROJETO: PREVININDO, INSTRUINDO E TRANSFORMANDO VIDAS:
PREVENÇÃO A DROGADIÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL.
1. CORDENADOR: Prof" Ms Cármen Valéria dos Santos Andrade
2. EXECUTORES: ALUNOS DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA -
UNIMAR
3. PUBLICO ALVO: ALUNOS, DOCENTES PAIS DE ALUNOS DA E E MARIA
CECILIA FERRAZ DE FREITAS.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
ÁREAS TEMÁTICAS: Alcoolismo, Cidadania e Saúde.
LOCAL DE REALIZAÇÃO: E E Profl Maria Cecília Ferraz de Freitas
ÓRGÃOS ENVOLVIDOS: Curso de Bacharelado em Psicologia da Universidade de
Marília - UNIMAR; E E Prof" Maria Cecília Ferraz de Freitas: Alunos, professores, pais;
Instituições de tratamento e recuperação de dependentes químicos.
RESUMO: Inúmeros estudos foram feitos a fim de detectar as ambigüidades
relacionadas à saúde e a drogatização, todavia, a maior parte desses estudos,
descrevem, explicam e levantam os problemas, mas ainda são incipientes os projetos
que incentivem de maneira efetiva no combate a drogatização e ao alcoolismo, rumo á
inclusão social dos usuários e dependentes químicos. Elementos que podem contribuir
para diminuir o preconceito social com os usuários e suas famílias, ampliar o potencial
de emprego e renda e construção da cidadania. O bom uso dos recursos públicos é
fundamental para o desenvolvimento das comunidades, a fim de colaborar nas políticas
públicas, orientar os cidadãos para o mercado de trabalho e construção da cidadania,
além de aprimorar técnicas de combate á miséria e exclusão social. Assim, este projeto
se inscreve na perspectiva de suprir as lacunas existentes e com vistas a incrementar o
desenvolvimento humano dos dependentes químicos em recuperação, bem como
ampliar e divulgar os males da drogatização e alcoolismo para o indivíduo e para a
sociedade. Ampliar o desenvolvimento social da Comunidade da E E prof" Maria
Cecília Ferraz de Freitas vislumbrando o processo de transição democrática e o l'
desenvolvimento sustentável no Brasil. Neste sentido, incrementando projetos de
prevenção á dependência química e a conscientização por meio de palestras,
dinâmicas de grupo e visitas técnicas.
OBJETIVOS:
Geral: Este projeto tem como objetivo geral proporcionar aos participantes reflexões
sobre QUALIDADE DE VIDA, RESPEITO AO MEIO AMBIENTE e
DESENVOLVIMENTO HUMANO, a partir de uma consciência crítica pessoal e
equilíbrio emocional fortalecendo valores psicossociais e comportamentais com relação
a sua vida.
Específicos: 
a) Possibilitar ações que promovam o autoconhecimento e a autoreflexão, percebendo- 
se como sujeito ativo, cidadão responsável por sua vida e pela transformação social; 
b) Favorecer o desenvolvimento de habilidades de administração autônoma de suas 
vidas através de mudanças positivas; 
c) Favorecer o desenvolvimento de recursos internos e comportamentais que facilitem 
o enfrentamento de situações de risco, aumentando o repertório de alternativas viáveis 
para reagir diante de situações adversas; 
JUSTIFICATIVA: 
Observa-se, atualmente, um grande aumento de jovens com problemas relacionados 
ao uso e abuso do álcool e substâncias psicoativas A importância desse trabalho reside 
no trabalho de conscientização e prevenção a drogatização, principalmente, para 
incrementar melhora na qualidade de vida dos participantes. Nessa direção, por um 
lado, é relevante informar e orientar a sociedade sobre os danos da dependência 
química, por outro, a conscientização social pode promover sua inserção futura do 
mercado de trabalho e ampliação da cidadania. Dessa forma pretende-se contribuir 
tanto para diminuir as deficiências observadas em relação aos temas propostos, 
levando-se em conta o aprofundamento teórico necessário. Esse trabalho tem como 
meta a tentativa de amenizar as carências de orientações democráticas, 
desenvolvimento e prevenção á dependência química considerando os aspectos 
psicológicos da questão. 
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: 
1) Implementação de palestras e dinâmicas de grupo junto aos alunos, professores 
e pais de alunos. 
1.1 Capital Social, socialização política, cidadania e empoderamento. 
1.2 Psicologia e dependência química. 
1.3 Psicologia social e violência. 
1.4 Cooperativismo e associativismo 
1.5 Violência, alcoolismo e Drogas. 
2) Realizar visitas, desde que devidamente autorizadas pelos pais, Instituição de 
Ensino e Instituições para tratamento de dependentes químicos. 
CRONOGRAMA: A combinar 

Prof" Ms. Cármen Valéria dos Santos Andrade 
Coordenadora do curso de Psicologia - UNIMAR